Na sexta-feira, dia 14 de novembro, o Centro de Eventos e Recinto de Leilões do Parque de Exposições de Ivaiporã foi palco de um importante encontro da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), realizado durante a abertura da 20ª Expovale.
Um dos principais pontos da pauta foi a avaliação da Carta de Compromissos apresentada pela Amuvi em 2021 ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, listando exigências cruciais para o Vale do Ivaí. Entre as melhorias destaque para rodovias e investimentos em áreas como Saúde, Educação, Saneamento Básico e Turismo. Segundo Carlos Gil, a reunião foi essencial para atualizar reivindicações, identificar pendências e solicitar outras obrigações, tais como a construção da sede campestre às margens do Rio Ivaí em Borrazópolis
“Algumas ações foram atendidas com a apresentação da Carta de Compromissos. Mas precisamos fortalecer as necessidades da nossa região e dar continuidade às pautas importantes. Vamos apresentar estas demandas aos deputados estaduais durante a Assembleia Itinerante, que será realizada dia 19”, antecipou Carlos Gil, que anunciou a pré-candidatura à presidência da Amuvi – pelo período de 1 ano.
O deputado federal Sérgio Souza também marcou presença e afirmou que os prefeitos da Amuvi devem unir esforços e exigir do Estado mais atenção aos municípios.
Emerson Toledo, prefeito de Cambira e presidente da Amuvi, ressaltou a importância de dar continuidade às pautas. “Trata-se de um momento para reafirmar as nossas prioridades e garantir que os gestores eleitos estejam preparados para dar continuidade ao desenvolvimento da região”, defendeu Toledo.
O Governo do Estado esteve representado pelo superintendente geral de Apoio aos Municípios na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ricardo Maia.
Entre os participantes, o prefeito eleito de Apucarana, Rodolfo Mota citou o papel estratégico do Vale do Ivaí para o Paraná. “É fundamental estarmos alinhados com os prefeitos da região para fortalecer o diálogo e buscar soluções conjuntas”.









